Tabuleiro de Xadrez

Um blog onde os acontecimentos do dia-a-dia são postos em xeque.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Protecção da Micro$oft recolhe muitos dados do PC

Um teste realizado pela empresa de segurança CSIS revela que os programas contra spyware e o antivírus da Micro$oft transmitem um considerável volume de dados da máquina do utilizador para os servidores da empresa. A companhia considera que o "Window$ Live Safety Scanner" procura com interesse excessivo material guardado no computador para em seguida notificar à empresa de Bill Gate$.

Para a CSIS, não há necessidade de recolher e guardar tanta informação como fazem os novos programas da Micro$oft. Entre os dados recolhidos estão o conteúdo do ficheiros hosts do Window$ (que informa os sites visitados pelo utilizador), assim como a pasta iniciar e de serviços activos, além dos conteúdos do sistema em si.

O programa antivírus também regista informação sobre as extensões do Internet Explorer, assim como o conteúdo e definições de registo do Window$. Segundo a CSIS, tudo isto é repassado para a Micro$oft. Por último, a empresa de segurança afirma que testou tanto o "Life Safety Scanner" como o "OneCare Antivírus" com 86 vírus e todas eles foram detectadas pelos programas. A companhia encontrou ainda pequenos erros que, em versões futuras, deverão ser eliminados.

A Micro$oft explicou que os dados recolhidos pelos dois programas são anónimos e não permitem identificar o utilizador. De acordo com a companhia de Bill Gate$, essas informações destinam-se à melhoria dos produtos.




Como é que alguém pode confiar nos produtos da Micro$oft se esses produtos espiam os seus utilizadores?
Felizmente a mim não me vão espiar. Espero já estar a usar Ubuntu Linux como o meu sistema operativo principal quando a m$ lançar o Vi$ta. :)